O Esporte na area escolar
O esporte tido como um instrumento no processo de educação de jovens e crianças é tema bastante discutido na atualidade. Existe uma concordância entre educadores, técnicos, pais e ex-atletas, que afirma ser de grande importância a prática esportiva na formação educacional e social dos jovens. Esta corrente confunde-se entre pesquisas, reflexões e o senso comum da população, deixando a idéia de que o esporte é benéfico para a educação em diversas circunstâncias e de forma incontestável.
Para FERRAZ (2002), a opinião dos adultos sobre a importância da prática esportiva de crianças e adolescentes é unânime: os pais valorizam a prática esportiva para os filhos, consideram-na tão importante quanto as atividades intelectuais, são benéficas para a saúde e favoráveis ao rendimento escolar.
Segundo o autor, os argumentos que sustentam esta conduta são: a aquisição de regras de conduta, de normas de comportamento e de valores sociais, que fundamentam nossa cultura. As atitudes de perseverança, de disciplina e de cooperação, inerentes à prática esportiva contribuiriam para a formação da personalidade. Outro aspecto importante seria o fato da competitividade esportiva poder ser transferida para a competitividade observada na vida social, preparando a criança e o jovem para a confrontação com as situações da vida cotidiana em sociedade.
Entretanto existe uma série de estudiosos que questionam a validade educacional e a efetividade formativa da prática esportiva realizada nas escolas. Esta linha de pensamento crítica do esporte afirma que as práticas esportivas escolares perdem suas características educacionais, uma vez que são, na maioria das vezes, orientadas a processos competitivos, que buscam de forma preferencial o resultado esportivo, a vitória. Ao visar exclusivamente o resultado esportivo, a prática deixaria de atender as necessidades educacionais do esporte, copiando a prática esportiva de performance.
Apesar da divergência a respeito