O Esporte como Fator de Impacto no Setor Educacional da Sociedade Brasileira
FACULDADE DE CÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
O Esporte como Fator de Impacto no Setor Educacional da Sociedade Brasileira
Novembro de 2013
Paripiranga- Bahia
UILZA NASCIMENTO SILVA
O Esporte como Fator de Impacto no Setor Educacional da Sociedade Brasileira
Dissertativo apresentado no curso de Educação Física da Faculdade AGES, II período, turma B, como pré-requisito para a obtenção de nota parcial em referência a Produção Única das disciplinas: Prática Educativa III, Atividades Rítmicas e Expressivas, Bioquímica, Anatomia Humana I e Fisiologia Humana. Sob orientação do Prof. Esp. Cristiano José de Oliveira.
Novembro de 2013
Paripiranga-Bahia
1. Introdução
1.1 Apresentação do Caso
Brasil: Ponto de Encontro do Esporte Mundial
Com a realização dos megaeventos esportivos na próxima década, o país tem uma enorme oportunidade para gerar e aproveitar melhor os legados sócio-educacionais. E os profissionais de Educação Física possuem um papel significativo neste contexto.
O Brasil esta envolvido por um “tsunami esportivo”. Na próxima década, os principais eventos esportivos mundiais serão realizados no país em um período de cinco anos. Dentre eles, podemos destacar os V jogos mundiais militares Rio 2011, a Copa do Mundo de Futebol 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016.
Sem dúvida, tais eventos irão causar um impacto considerável em diversas áreas. Apenas para se ter uma ideia, um estudo sobre o impacto econômico da Olimpíada realizado pela Fundação Instituto de Administração, encomendado pelo Ministério do Esporte, mostra que os jogos movimentam 55 setores diferentes de economia. Só a Copa do Mundo de 2014 e os jogos Olímpicos de 2016 podem ejetar entre 80 milhões de reais e 130 bilhões na economia até 2027.
[...] programas e projetos relacionados a treinamento de atletas visando à conquista de medalhas já estão sendo desenvolvidos