Atps Conselho Gestores Finalizando
POLO SUMARÉ
SERVIÇO SOCIAL
8º SEMESTRE
Serviço Social e Conselhos Gestores de Politicas Públicas
TUTOR PRESENCIAL: LUCIANA R. DOMICIANO
TUTOR A DISTANCIA: Ma. ANA LUCIA A. ANTONIO
Nome: Adilza Gonçalves Dias
RA: 3331537202
Nome: Angela Francisca Costa Oliveira
RA: 3339548426
Nome: Juliana Matozo Benites
RA: 4359836694
Nome: Michele Rosangela Bello Brito
RA: 6751378793
Nome: Neusa Aparecida Pereira Matos
RA: 6952493076
Sumaré 2014
A importância dos conselhos gestores
O Conselho Gestor é considerado como forma de organização administrativa que possibilita a participação do povo na gestão das políticas públicas, se configurando como órgão administrativo com representação paritária entre sociedade civil e Poder Público.
Os conselhos gestores desempenham uma função muito importante dentro da gestão pública participativa, já que regulamentam as ações dos órgãos aos quais estão vinculados, deliberando ou não, reivindicações feitas pela população e pelas demandas elencadas em cada reunião de conselho. Os conselhos têm caráter deliberativo e co-gestor.
Os conselhos são constituídos por representantes da sociedade civil e do Estado não pertencendo a nenhum desses segmentos, isto é, tanto os representantes da sociedade civil quanto do Estado, são corresponsáveis pelas decisões tomadas.
Existindo nas três esferas de governo: federal, estadual e municipal, os conselhos tratam de temas ou direitos específicos e se constituem enquanto instâncias de decisões políticas e não de atendimento. Políticas públicas!
Buscamos entender em que intensidade os conselhos gestores brasileiros se articulam como instrumentos de participação popular efetiva na
Administração Pública e em que medida isso realmente tem contribuído para o enrijecimento da democracia participativa.
O estudo da natureza dos conselhos gestores permite agir se tal espécie de instrumento participativo consegue atingir seu fim de promover a eficácia da participação popular na gestão
pública