Projeto social
Prof. Dr. Ricardo Petersen Prof. Rodrigo Cavasini Prof. Dr. Alberto Reppold Filho ESEF/UFRGS
1
Crescimento das desigualdades sociais e econômicas
Exclusão social
“desigualdade e diferenças das relações societárias fundadas na desigualdade, concentração de riqueza e poder” (SPOZATTI 2003, pág. 187).
2
A exclusão social deveria ser tratada como um produto ou um processo? De acordo com Castells (2000, pág. 71) a exclusão social é um processo e não uma condição.
“Exclusão social se refere aos múltiplos e mutantes fatores que resultam na exclusão de pessoas das mudanças, práticas e direitos da sociedade moderna. A pobreza é um dos fatores mais óbvios, mas a exclusão social também se refere aos direitos inadequados de moradia, educação, saúde e acesso a serviços. Isto afeta indivíduos e grupos, particularmente em áreas urbanas e rurais, que são de alguma forma objeto de discriminação ou segregação; e isto enfatiza a fragilidade na infra-estrutura social e o risco de permitir que uma sociedade de duas camadas seja estabelecida em razão da negligência” (Comissão das Comunidades Européia (CEC), 1993: 1).
3
Problema Social
Setores da sociedade têm se mobilizado para o desenvolvimento de ações voltadas para o enfrentamento da exclusão social e os aspectos a ela relacionados. Projetos sociais
Voltados para o desenvolvimento de atividades esportivas vêm sendo realizados, muitas vezes, sustentados por pressuposições de que o esporte pode promover a inclusão social (COALTER; ALISON; TAYLOR, 2000).
4
5
Marisa Costa (Comunicação Oral)
6
1) O Programa de inserção social de Educação Pelo Esporte do Instituto Ayrton Senna cujo objetivo é de: “oportunizar a crianças e adolescentes a prática de atividades esportivas, educacionais, artísticas, culturais, sociais e manutenção da saúde, pautado nos quatro pilares da educação propostos pela UNESCO, a fim de que jovens desenvolvam competências