Projetos Sociais
Um projeto social é um plano ou um esforço solidário que tem como objetivo melhorar um ou mais aspectos de uma sociedade. Normalmente tem como objetivo ajudar um grupo mais desfavorecido ou discriminado e surge da necessidade de encontrar a solução de um problema de modo que as ideias sejam transformadas em ações. No desenvolvimento dos projetos sociais são fundamentais que seus objetivos sejam claros, especificar os recursos, declarar parcerias e como serão analisados os resultados.
Os projetos sociais são um exercício de cidadania, pois envolvem as pessoas para além do seu campo de vivência, permitindo a transposição de barreiras e preconceitos em benefício do outro. Eles são um meio para que haja maior conscientização do indivíduo diante do papel que ele desempenha na sociedade, além de despertar o sentimento de solidariedade. Os Projetos Sociais constituem-se em ações pedagógicas direcionadas para a formação do indivíduo, visando contribuir com a inclusão social.
Portando, pode-se dizer que um “Projeto Social” é um planejamento para solucionar um problema ou responder a uma carência social.
É comum nos depararmos com projetos bem redigidos e cheio de boas intenções, mas falham na explicação de qual a real “situação ou problema” que estão querendo enfrentar, bem como os objetivos são geralmente múltiplos e inconsistentes e muitas vezes não coerentes.
Para caracterizar a “situação-problema” é preciso reunir informações atualizadas que possam descrevê-la em termos quantitativos e qualitativos. Para tanto, tornam-se necessários indicadores que possam auxiliar na construção do cenário do projeto, com uma maior precisão e, além disso, responder com clareza questões, tais como:
- Quem é o público-alvo?
- O que ele pensa?
- Como vive?
- Quais são seus desejos e necessidades?
Aconselha-se que se obtenham essas informações em “primeira mão”, isto é, junto com o publico alvo e fazer isso com reuniões e palestras.
Quanto maior a participação