o que é Inflação?
"A taxa de inflação é o aumento no nível de preços. Ou seja, é a média do crescimento dos preços de um conjunto de bens e serviços em um determinado período."
COMO É MEDIDA?
"Ela se mede com base em índices, como o IPCA, que ponderam os bens e serviços mais importantes para a população e medem o crescimento desses preços.
Repare que a cesta de bens considerada pelo índice de inflação pode não ser aquela que você costuma consumir, portanto a "sua" inflação pode ser maior ou menor do que aquela medida pelos índices oficiais."
EFEITOS?
"Se todos os preços (bens, serviços, salários, lucros etc.) aumentassem uniformemente, não haveria problemas. O problema é que a inflação mexe nos preços relativos, e assim, dá ganhos para alguns e perdas para outros.
Quando a inflação é superior ao aumento de salários, por exemplo, há perda de poder de compra da população assalariada."
CAUSAS?
"A inflação pode ter uma causa monetária (impressão de dinheiro pelo governo), pode ter causas psicológicas (agentes ajustam o preço porque acham que outro também vai ajustar) e pode ter uma causa real (um desajuste entre a oferta e a demanda por bens e serviços)."
COMO OS GOVERNOS CONTROLAN A INFLAÇÃO?
"São várias ferramentas, a taxa de juros é uma delas, mas não é a única. No longo prazo, o melhor remédio para inflação é a expansão da capacidade produtiva, que aumenta a oferta de produtos e reduz os preços dos mesmos."
Heron do Carmo
Faculdade de Economia e Administração da USP e Corecon - SP
O QUE É INFLAÇÃO?
"É o crescimento persistente e generalizado do nível de preços. A inflação é um fenômeno de longo prazo."
COMO É MEDIDA?
"A inflação é medida por métodos econométricos. De forma simplificada: é a média aritmética ponderada das variações de preço ao longo de um período, em que cada produto tem um peso a depender de sua importância econômica.
Quando o número de produtos de uma economia é enorme, trabalha-se com amostra – e aí