Projetos Sociais
Responsabilidade social (RS) é, mais que um conceito, uma postura que vem ganhando espaço nas empresas e em seus parceiros, clientes e acionistas. Trata-se de uma gestão ética que respeite todas as partes envolvidas e busque o desenvolvimento sustentável da sociedade, respeitando a diversidade e promovendo a redução de desigualdades.
Responsabilidade social empresarial é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais que impulsionem o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais.
As mudanças de gestão podem ser explicadas por dois motivos: de um lado as empresas estão percebendo sua parcela de responsabilidade nas sociedades em que estão inseridas e, por outro lado, são impulsionadas por uma questão mercadológica, onde se procura através do marketing social transmitir a boa imagem da companhia a fim de manter e captar novos consumidores e, consequentemente, gerar mais credibilidade para a organização e mais lucros para os acionistas. Com isso, empresas têm buscado, cada vez mais, esta relação responsável com a sociedade através, dentre outras formas, de mudança de gestão e estrutura organizacional, seleção mais criteriosa dos parceiros e investimento em projetos sociais próprios ou das chamadas organizações sociais.
Atividades de projetos são adotadas em muitas áreas, nas engenharias, administração, política, educação, assim como em diversos setores.
II. A REALIZAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS
II-I HISTÓRIA.
Os primeiros trabalhos sociais vinham, em sua maioria, de iniciativas religiosas e tinham caráter puramente assistencialista. Tratava-se de organizações solidárias que se preocupavam com doações, abrigos, cuidado, sem nenhuma contrapartida do beneficiário e,