Correntes da Historia Africana
Introdução 3
1. Historiografia Africana 4
2. Correntes da Historiografia Africana 5
2.1. Corrente eurocentrista 6
2.1.1. Características 6
2.2. Corrente Afrocentrista 7
2.2.1. Características 7
2.3. Corrente Progressista 7
2.3.1. Características 9
3. Factores de emergência da corrente progressista africanista 9
4. Evolução da historiografia africana 9
5. Problemas da historiografia africana 11
6. As fontes escritas 12
7. Métodos da Historiografia Africana 12
8. Historiadores que contribuíram para a historiografia africana 12
Conclusão 15
Bibliografia 16
Introdução
A história é o estudo feito cientificamente das diversas actividades e criações de outros tempos, considerada numa época determinada e dentro de sociedades extremamente variadas. E a cada etapa de desenvolvimento da sociedade correspondeu uma forma própria de encarar e fazer história, ou seja, um tipo próprio de historiografia.
É nesta perspectiva que o trabalho vai-se dedicar na abordagem da Historiografia Africana não deixando de fora as correntes que fazem parte da senda do trabalho, nos referimos da corrente da inferioridade africana mas conhecido por corrente eurocentrista. Esta corrente teve como característica essencial o racismo em relação a raça negra. Em seguida falaremos da corrente afrocentrista que valorizava as pesquisas africanas, ou seja, as contribuições africanas nos referem de os primeiros contactos entre afro-asiáticos que teve como consequência no século XVIII a revolução industrial isto na Inglaterra, além disso os historiadores africanos são unânimes em afirmarem que a problemática da historiografia de África parte a partir da segunda corrente. E por último a corrente progressista, que faz uma fusão entre as duas primeiras abordadas no trabalho.
Foi a partir dos meados do Séculos XX que África aparece na cena internacional por um lado devido a descobertas arqueológicas que revelam as civilizações até então desconhecidas e devido aos processos das independências. Durante