O espa o urbano
O Espaço Urbano
Fabrício Alencar Cavaleiro / Geografia –UFPI
Alencar1817@gmail.com
Roberto Lobato Corrêa é professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde atua desde 1971. Em sua vida de profissional foram publicados vários artigos em diversas revistas de âmbito geográfico. Foi o organizador de alguns livros e escreveu ainda três pequenos manuais (a rede urbana, o espaço urbano e região e organização espacial) que são de fundamental importância para o entendimento do espaço geográfico.
No seu texto o autor enfatiza algumas perguntas que estão colocadas posteriormente:
O que é o espaço urbano?
O espaço urbano de uma grande cidade constitui-se, em um primeiro momento de sua apreensão, no conjunto de diferentes usos da terra justapostos entre si.
Mas o espaço urbano é simultaneamente fragmento e articulado: cada uma de suas partes mantém relações espaciais com as demais, ainda que de intensidade muito variável.
O que produz o espaço urbano?
O espaço urbano capitalista- fragmentado, articulado, flexível, condicionante social, cheio de símbolos e campo de lutas- é um produto social, resultado de ações acumuladas através do tempo, e engendradas por agentes que produzem e consomem espaço.
É preciso considerar entretanto que, cada a cada transformação do espaço urbano, este se mantem simultaneamente fragmentado e articulado, reflexo e condicionante social, ainda que as formas espaciais e suas funções tenham mudado.
Os proprietários dos meios de produção
Os grandes proprietários industriais e das grandes empresas comerciais são, em razão da dimensão de suas atividades, grandes consumidores de espaço.
A especulação fundiária não é assim de interesse dos proprietários dos meios de produção. Interesse, no entanto, aos proprietários fundiários: a retenção de terras cria uma escassez de ofertas e o aumento de seu