Fichamento O espa o Urbano
Arquitetura e Urbanismo - 2012/2 (1º)
Geografia Urbana
Professor: Márcio Toledo
Discente: Cecília de Carvalho Moreira
CORRÊA, Roberto Lobato. O espaço Urbano. Editora Ática, 1989.
Quem produz o espaço urbano? (pp. 11- 35) Terceiro capítulo.
O Trabalho do autor baseia-se na análise das transformações do espaço urbano. Ele defende que ocorre uma reorganização do espaço através da incorporação, da renovação, da densificação e da deterioração de determinadas áreas da cidade, que são realizadas por proprietários dos meios de produção
(industriais e grandes empresas comerciais), os proprietários fundiários, os promotores imobiliários, o estado e os grupos sociais excluídos.
Quando se discute sobre os proprietários dos meios de produção nota-se que a terra urbana tem o papel de oferecer suporte físico e de demonstrar necessidade de espaços específicos à determinada atividade. Sendo o uso da terra um requisito importante para a prática desses agentes, a especulação fundiária é algo que tem grande efeito sobre as suas atividades. De um lado os proprietários dos meios de produção sofrem com o aumento dos preços dos imóveis, pois este atinge o salário dos trabalhadores que visam seu aumento, e esse aumento incidi sobre a taxa de lucro das grandes empresas, reduzindo-a. Do outro os proprietários fundiários visam o aumento do preço da terra, pois este possibilita o aumento de sua renda.
Para exemplificar o conflito entre proprietários industriais e proprietários fundiários o autor cita Mingione, que acredita que esse conflito não é mais absoluto como no passado.
O Objetivo dos proprietários fundiários, a partir do momento que a terra urbana é mais valorizada que a terra rural, é na expansão do espaço da cidade para que consigam obter a maior renda possível sobre suas propriedades. Essa expansão se dá pela substituição do uso agrícola da periferia pelo uso urbano. A ocupação do espaço periférico, quando se trata de uso residencial, se