Atps Contabilidade
Passo1
1.0 Balanço Patrimonial
Conforme Lei 6.404/76 (artigos 176 a 182 e artigo 187) o Balanço Patrimonial é constituído pelo Ativo, pelo Passivo e pelo Patrimônio Líquido.
O Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos.O Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros. O Patrimônio Líquido compreende os recursos próprios da Entidade lucros ou investimentos.
2.0 Demonstração do resultado – DRE
Define a situação do resultado liquido do exercício, diante das receitas despesas e custos apurados segundo regime de competência.
3.0 Escrituração
Ao falarmos de Escrituração Contábil estamos falando sobre a primeira técnica utilizada pelo profissional da contabilidade, que se cuida do lançamento dos fatos contábeis em livros destinados aos registros das operações. Escrituração é o registro dos fatos que afetam ou irão afetar o patrimônio.Segundo os princípios da Oportunidade e do registro pelo valor original, a escrituração devera ser feita de imediato no ato e do jeito que ocorreu.
A finalidade da escrituração é de fornecer a pessoa interessada informações sobre o patrimônio das entidades. O método utilizado para a escrituração contábil é o método das partidas dobradas, desenvolvido pelo Frade Luca Pacioli em 1494, neste método todo lançamento deverá conter a origem e o destino do mesmo,ou seja, para todo débito haverá um crédito de mesmo valor,ou vice-versa. Concluímos então que a escrituração é uma técnica contábil que efetua os registros dos fatos contábeis através dos lançamentos contábeis.
3.1 Responsáveis pela Escrituração
A escrituração ficará sob a responsabilidade de profissional qualificado, nos termos da legislação específica, exceto nas localidades em que não haja elemento habilitado, quando, então, ficará a cargo do contribuinte ou de pessoa pelo mesmo designada