O Espa o Urbano Levy
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO E DESENHO URBANO
PROFESSORA: LIVIA MIRANDA
O ESPAÇO URBANO
Levy Ferreira Moreira
Campina Grande, 2015.1
1. Resumo da obra
O que é o espaço urbano?
O espaço urbano é composto por um complexo de usos da terra, próximos entre si. É fragmentado em diversas áreas: centro da cidade, áreas industriais e áreas residenciais (divididas no aspecto socioeconômico).
O espaço urbano é fragmentado e articulado: cada uma de suas partes mantem relações espaciais com as demais, ainda que de intensidade muito variável. Relações espaciais envolvendo a circulação de decisões e investimentos, a pratica do poder e da e ideologia.
A divisão articulada é a expressão espacial de processos sociais, com isso se constata um terceiro momento de apreensão, de que o espaço urbano é um reflexo da sociedade. Como características é dividido em áreas residenciais segregadas, espelho da complexa estrutura social em classes.
O reflexo social é profundamente desigual: a desigualdade constitui-se em características próprias do espaço urbano capitalista. O espaço urbano também e mutável, dispondo de uma mutabilidade que é complexa, com ritmos e natureza diferenciados. O espaço urbano assume assim uma dimensão simbólica e variável.
Quem produz o espaço urbano?
O espaço urbano capitalista é um produto social, resultado de ações acumuladas através do tempo, e engendradas por agentes que produzem e consomem espaço. São agentes sociais concretos, e não um mercado invisível ou processos aleatórios atuando sobre um espaço abstrato.
Agentes que refazem a cidade:
Proprietários do meio de produção
Proprietários fundiários
Promotores imobiliários
Estado
Grupos sociais excluídos
Proprietários dos meios de produção
São os grandes consumidores de espaço, necessitando de terrenos amplos e baratos que satisfaçam requisitos inerentes às atividades das empresas com localização estratégicas junto a