TRABALHO 1 P S ED INF E SERIES INICIAIS
JAMEIKA MARCHI GRILLO
EDUCAÇÃO INFANTIL E O ENSINO FUNDAMENTAL: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA E MATEMÁTICA
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO INFANTIL E SERIES INICIAIS
NOVA VENÉCIA
2015
INTRODUÇÃO
A aprendizagem da linguagem oral e escrita é um dos elementos importantes para as crianças ampliarem suas possibilidades de inserção e de participação nas diversas práticas sociais. O trabalho com a linguagem se constitui um dos eixos básicos na educação infantil, dada sua importância para a formação do sujeito, para a interação com as outras pessoas, na orientação das ações das crianças, na construção de muitos conhecimentos e no desenvolvimento do pensamento. A educação infantil ao promover experiências significativas de aprendizagem da língua, por meio de um trabalho com a linguagem oral e escrita, se constitui em um dos espaços de ampliação das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado pelas crianças. Essa ampliação está relacionada ao desenvolvimento gradativo das capacidades associadas às quatro competências linguísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever. (MELLO; MILLER, 2008)
Para as crianças, a aprendizagem da linguagem oral e escrita é um dos elementos importantes para ampliarem suas possibilidades de inserção e de participação nas diversas práticas sociais e convívio familiar.
1 CONCEITO DE LINGUAGEM
A linguagem é dialógica por natureza não pode ser individual, ela é algo social, ocorre por interação de duas ou mais pessoas. Ela é uma comunicação, pois as pessoas não trocam palavras e sim enunciados. Ela se transforma através da interação entre as pessoas, um aprende com o outro e passa para o próximo. A linguagem é algo continuo em que com o tempo vai se transformando e passando por mudanças.
Um aprende com o outro e passa adiante o conhecimento e se torna algo social, mudando conforme a época, cultura social da região, assim a linguagem é sempre viva e nunca é vazia ela é sempre