MEDIDAS DE RISCO
ESCOLA DE PÓS GRADUAÇÃO E MESTRADO
BRUNO RICARDO MIGUEL DOS SANTOS
MEDIDAS DE RISCO COERENTE E CONVEXO
DOCENTE: Prof. Msc. Fugão Mudumane
1
RESUMO
Este pequeno trabalho de pesquisa tem como objectivo abordar formas de mensuração de risco financeiro e consequentemente o risco monetário, dando ênfase ao valor em risco, medidas de risco convexo, medidas, valor esperado e outros critérios de avaliação que condicionam a consistência monetária discreta no tempo.
A pesquisa, tem também como objectivo estudar as medidas coerentes de risco, com ênfase no shortfall esperado e nas medidas espectrais de risco. Em seguida deseja-se encontrar o portfólio óptimo, ou seja, encontrar a carteira que apresenta o menor risco possível considerando um conjunto de activos iniciais, tendo em conta que a análise e gestão de riscos tem se tornado peça fundamental para qualquer empresa, seja para um controle efectivo de risco incorrido por uma carteira e controle das posições assumidas por um portfólio, seja em carácter informativo para outras áreas e instituições reguladoras. Palavras-Chave: Medidas de risco monetário, medidas coerentes de risco, medidas convexas de risco, conjunto de aceitação, valor esperado, medida de risco dinâmico.
2
INTRODUÇÃO
A medição do risco de incerteza no valor futuro de um portfolio é uma das principais tarefas de gestão de risco. Essa medição é geralmente obtida modelando a recompensa incerta como uma variável aleatória, a qual, em seguida, é aplicada uma certa função.
Tais funções são geralmente chamadas de medidas de risco. O modelo usado na indústria (Value at Risk), é muitas vezes criticado por estimular a acumulação de risco de perda em determinados cenários. Esta deficiência tem levado à busca de alternativas mais adequadas.
A primeira etapa desta pesquisa consiste na especificação de certos axiomas desejáveis para medir o risco. Na segunda etapa, vamos tentar