Inovacao_produtividade_e_sistemas_de_informacao

6897 palavras 28 páginas
INOVAÇÃO,
PRODUTIVIDADE E
SISTEMAS DE
INFORMAÇÃO

Nice Figueiredo
Pesquisador titular
IBICT/ECO — UFRJ

1 — INOVAÇÃO, PRODUTIVIDADE
Muito se discutiu sobre inovação durante as décadas de 50 e 60, mas este tópico acabou por desaparecer, e outros surgiram, como, por exemplo, transferencia de informação. No entanto, este tópico inovação ressurgiu em meados da década de 80, bastando observar conferências recentes e declarações de política nacional em diversos países.
De início, é necessário fazer distinção entre invenção e inovação. Enquanto invenção, de maneira ampla, é a concepção de uma nova idéia, inovação é o processo através do qual uma nova idéia ou invenção é transmitida na economia. Alguns autores ainda fazem uma distinção de inovação, em sentido estrito, como sendo a primeira aplicação comercial de uma invenção ou idéia, por parte de uma organização.
Quanto à difusão, ou processo de difusão da inovação, esta é a subseqüente utilização da inovação por outras organizações, a qual penetra assim em toda a economia 20.
Apesar de uma invenção, mesmo que não

Ci. Inf., Brasilia, v. 18 (1): 83-95, jan./jun. 1989

RESUMO
Apresentam-se conceitos modernos sobre inovação, descrevendo-se as fases, tipos e condições para inovação.
São apresentados os fatores que têm influência sobre a produtividade, ressaltando-se a preparação dos recursos humanos da organização e discutindo-se o papel do administrador como agente da motivação/produtividade.
Analisa-se, detalhadamente, a importância da informação no mundo moderno e descreve-se a informação necessária para as diversas fases do processo de inovação. É apontada como essencial a atuação adequada do pessoal da área de informação neste processo. Citam-se as barreiras à inovação em instituições acadêmicas e discute-se o valor econômico das bibliotecas e sistemas de informação.
Descrevem-se os resultados de estudos sobre inovação nesta área e oferecem-se sugestões para propiciar

Relacionados