O Que E O Espa O Urbano
Diferentes usos da terra justapostos entre si: tais usos definem a área como centro da cidade local de concentração das atividades comerciais, dos serviços de gestão áreas industriais e áreas residenciais distintas em termos de forma e conteúdos social, áreas de lazer entre outros que servem para expansão futura.
Quem produz o espaço urbano?
Agentes sócias que fazem e refazem as cidades.
Os grandes proprietários industriais e as grandes impressas comerciais. Que são grandes consumidores de espaço necessitam de terrenos amplos e baratos que satisfaçam seus recursos locacionais pertinentes as atividades de suas impressas junto a portos a vias férreas ou em locais de ampla acessibilidade a população.
Os proprietários de terra os fundiários atuam sentido de obter maior fundiária de suas propriedades interessando-se no uso maior e renumerado possível espacialmente uso comercial ou espacial status. Valor da troca das terras não no seu valor de uso sendo os poderosos tendo suas terras mais valorizadas.
Os promotores imobiliários entende se um conjunto de agentes que realizam particularmente ou totalmente as seguintes incorporações financiamento estudo técnico construção ou produção física do imóvel.
Suas estratégias produzir habitações com inovações com uso de valor superior as antigas obtendo-se portanto um peso de venda cada vez maior o que amplia a exclusão das camadas populares.
O estado atua como na organização espacial das cidades sua situação tem sentido complexa e variável tanto no tempo como no espaço refletindo a dinâmica da sociedade da qual e parte constituinte.
Os grupos sociais excluídos aqueles que não possuem renda para pagar o aluguel de uma habitação digna e muito menos para compra um imóvel um dos fatores que esta ao lado do desemprego, doenças, subnutrição, delineiam a situação dos excluídos: moram em cortiços sistemas de autoconstrução conjuntos habitacionais fornecidos pelos agentes estatal e as degradantes favelas.