A Arte Da Guerra No Mundo Empresarial 1
O gestor deve observar todo o contexto interno e externo através de uma análise criteriosa, para prever se a sua estratégia terá sucesso ou fracassará. Uma estratégia mal elaborada pode acarretar a derrota de uma organização, enquanto uma estratégia bem elaborada pode determinar o seu sucesso.
(Como ferramenta auxiliar, pode-se utilizar a matriz SWOT).
Existem cinco fatores que são o ponto de partida para o gestor formar suas estratégias. Deve-se analisar o que a empresa tem a oferecer e comparar com seus concorrentes, pois o estudo e observação desses fatores determinará o resultado das ações do administrador. Primeiro- Caminho: O caminho nada mais é do que a liderança, o papel que o gestor deve desempenhar em alinhar as suas ideias com as dos funcionários. Os membros da organização precisam estar unidos em prol da missão e dos objetivos da empresa, para que estejam ao lado do gestor em qualquer decisão que ele tomar.
Segundo- Tempo: É saber lidar com o ambiente externo, que influencia e é influenciado pela organização, afim de não deixar que os problemas que possam surgir interfiram negativamente na empresa. Na matriz SWOT é representado pelas oportunidades e ameaças.
Terceiro- Terreno: São as condições de trabalho da empresa, como ela está posicionada perante os seus concorrentes e se ela apresenta mais pontos fortes ou fracos. Na matriz SWOT é representado pelas forças e fraquezas.
Quarto- Liderança: Refere-se às virtudes do gestor, sua inteligência, capacidade de resolver problemas e de administrar os recursos.
Quinto- Regras: É a estrutura organizacional da empresa. Tudo precisa estar bem definido, os chefes e os subordinados conhecendo seus direitos e obrigações, respeitando a linha de comando.
Estes cinco fatores devem ser reconhecidos por cada gestor, eles representam sucesso em suas estratégias e obtém vantagens sobre os concorrentes que não estão familiarizados com eles.
Ao planejar o