resenha
Andressa silva Brasil
21 de junho de 2014.
Administração 3º período, vespertino Estrutura e Processos Organizacionais
Resumo de
A Arte da Guerra de Sun Tzu
Introdução
Inteligência, estratégia e competência. Três características que não vou esquecer depois de ter lido o livro de Sun Tzu, Sun Tzu não foi autor nem artista, Sun Tzu foi um homem honrado que venceu na vida através da inteligência e estratégia, depois resolveu escrever este livro, que foi adaptado muitas e muitas vezes, afinal, Sun Tzu não era escritor, era sim um grande comandante de guerra.
Sun Tzu foi um guerreiro tão espetacular que era capaz de subjugar o inimigo e prever a vitória, saber que ia vencer antes mesmo de lutar.
A arte da guerra é de importância indispensável para o estado. È um caminho tanto para a bem como para a mal. Assim, em nenhuma circunstância deve ser descuidada.
Estimativas
Todos esses aspectos são os mesmos utilizados em uma negociação, o negociador precisa ir preparado conhecendo o “terreno” de quem vai negociar, jamais poderá ir sem um bom planejamento, precisa estar preparado para qualquer tipo de situação. Saber escutar, mostrar interesse, conduzir a negociação de maneira a utilizar todos as informações sobre o “inimigo”.
A arte da guerra é administrada por cinco fatores constantes, que devem ser levados em conta. São elas: a Lei Moral; O Céu; a Terra; o Chefe; o Método e a Disciplina.
1. A Lei Moral; faz com que o povo fique de completo acordo com seu administrador, levando-o a segui-lo sem se importar com a vida, sem temer perigos.
2. O Céu; significa a noite e o dia, o frio e o calor, o tempo e as estações.
3. A Terra; compreende as distâncias, grandes e pequenas; perigo e segurança; campo aberto e desfiladeiros; as oportunidades da vida e morte.
4. O chefe; representa as virtudes da sabedoria, sinceridade, coragem e retidão.
5. Método e disciplina; a disposição do exército em subdivisões adequadas, as graduações de