Residuos sólidos
Curso superior de tecnologia em gestão ambiental
joão Rafael de aquino freitas
Residuos sólidos
Soluções sustentáveis
TAUBATÉ
2011
1. INTRODUÇÃO
A questão de minimização de resíduos sólidos tem sido amplamente difundida nos canais de comunicação. Há uma preocupação constante de como fazer para reduzir o impacto da má destinação do lixo no planeta.
A partir do tema proposto para este trabalho “Impactos gerados pela disposição de resíduos sólidos urbanos e sua implicação para a recuperação de áreas degradadas”, foi levantada a seguinte situação problema: “Quais os destinos dos resíduos que tem menor impacto no meio ambiente?”.
Este trabalho se faz necessário, pois irá apontar alternativas para a destinação apropriada dos resíduos sólidos urbanos e relacioná-la a influencia no meio ambiente.
Para que esta questão fosse respondida a metodologia utilizada foi a leitura e seleção de artigos fornecidos pela universidade como fonte de pesquisa e revisões de materiais e sites disponíveis na internet. Posteriormente foi feita uma seleção desses materiais e organização para a redação do presente trabalho.
O trabalho encontra-se dividido em três partes onde a primeira amplia os conceitos de lixo, resíduos e degradação ambiental, com o objetivo de fornecer ao leitor uma compreensão mais aprofundada dos termos utilizados no trabalho.
A segunda parte destina-se a situar o leitor no panorama brasileiro, com dados estáticos a respeito da quantidade de lixo produzido no pais e quais são os seus principais destinos.
A terceira parte serão sugeridas estratégias de destinação menos agressivas ao meio, fazendo um paralelo entre disposição de resíduos e interferência no meio ambiente, enfatizando a necessidade de recuperação das áreas degradadas.
Ao final é apresentada a conclusão, onde posiciono-me a respeito das informações apresentadas, acreditando que somos parte de um todo e que necessitamos preservar hoje para garantir