Resíduos sólidos
TEMA: ETAPAS DA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
INTRODUÇÃO Ao longo dos anos, a quantidade de resíduos sólidos vem aumentando cada vez mais junto com o aumento da nossa população, e fica mais difícil dar o destino correto para esses resíduos. Neste trabalho serão abordadas as etapas de como são tratados e destinados esses resíduos que afetam o cotidiano em todo o planeta.
DEFINIÇÃO
Os Resíduos sólidos são partes de resíduos que são gerados após a produção, Utilização ou transformação de bens de consumos, o que geralmente chamamos de lixo. Muito do que se considera lixo pode ser reutilizado ou reciclado, desde que os materiais sejam adequadamente tratados. Além de gerar emprego e renda, a reciclagem proporciona uma redução da demanda de matérias-primas e energia, contribuindo também para o aumento da vida útil dos aterros sanitários.
Alguns tipos de resíduos são perigosos para o meio ambiente e precisam de um sistema de reciclagem rigorosos. Podemos citar como exemplos, as pilhas e baterias de celulares que são formadas por compostos químicos com alta capacidade de poluição e toxicidades para o solo e água. Certos resíduos não podem ser reciclados como o lixo Hospitalar ou nuclear.
CLASSIFICAÇÃO
Há várias maneiras de se classificar os resíduos sólidos. Segundo a política Nacional de Resíduos sólidos, podemos classificar de duas formas:
* Quanto a sua ORIGEM: A fonte que emite esses resíduos. * Quanto a sua FINALIDADE: O destino do resíduo após sua produção.
ORIGEM
* Resíduos Sólidos Urbanos: São os resíduos gerados nas cidades e coletados pelo serviço municipal (domiciliar, de varrição, comercial e, em alguns casos, entulhos).
* Resíduo Industrial: São originados dos processos industriais. Possuem composição bastante diversificada e uma grande quantidade desses rejeitos é considerada perigosa. Podem ser constituídos por escórias (impurezas resultantes da fundição do ferro), cinzas, lodos,