Estrutura O Do Espa O Urbano
Varginha
2014
1. INTRODUÇÃO
A estruturação do espaço urbano começa a partir do entendimento e da análise histórica do crescimento e do desenvolvimento da cidade. Como base, é necessário investigar a história da cidade para compreender os problemas que ela possui e propor soluções.
O espaço urbano considera-se como sendo a cidade, podendo ser analisado como um conjunto de pontos, linhas e áreas. É o conjunto de diferentes usos da terra, ou seja, é a organização espacial da cidade.
A sustentabilidade e a mobilidade urbana são os meios utilizados para trazer qualidade de vida aos usuários do espaço urbano.
Com isso, a estruturação do espaço urbano é feito nas cidades, analisando todo o contexto histórico (no passado e no presente), através de políticas e práticas públicas, planejamento urbano e regional, formas de apropriação dos espaços pela população, pelas atuações de Arquitetos e Urbanistas, dentre outras.
2. MODAIS DE CIRCULAÇÃO NA BUSCA PELA SUSTENTABILIDADE E MOBILIDADE URBANA
O modo de circulação é uma técnica que também tem um papel de estruturar o espaço. O transporte é uma condição básica para que a circulação de pessoas e mercadorias aconteça. Dessa forma, cada modo de transporte desempenha um papel na sociedade e no espaço. Dentro da hierarquia modal, temos: pedestres (como principal modal), bicicletas, motocicletas, carros de passeio, caminhonetes (cargas e pessoas), transporte público coletivo, caminhões, carretas e trens. Atualmente, a questão da mobilidade urbana tem exigido cada vez mais análises e ações que permitam diminuir os principais problemas presentes na dinâmica do espaço de circulação. O modelo de transporte individual feito por automóveis e motocicletas de forma intensa é um dos maiores problemas apresentados na concentração dos fluxos, trazendo problemas ambientais e danos à