O Erotismo Sagrado de Bataille
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico - SP
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
O Erotismo Sagrado de Bataille
Gabriel Faustino Nascimento Oliveira, 11
Turma 3ºD
São Paulo
Novembro de 2013
RESUMO
Por meio das teorias bataillianas que exploram e vinculam o erotismo à experiência interior e à religião, esse trabalho visa expor o conceito erótico sob visões divergentes que este é submetido. Ao analisar os textos de Bataille, saberemos a concepção da experiência erótica fundamentada na religião e a epistemologia do encontro entre o sagrado e o profano. Exploraremos também a transgressão do ser nos braços da sexualidade, comparando com a experiência mística extática, para, então, entender o significado do erotismo como uma força regente. Finalmente, compreenderemos a transgressão baseada no êxtase divino, tendo como exemplo a obra “O Êxtase de Santa Teresa”, de Gian Lorenzo Bernini.
Palavras-chave: Erotismo, religião, transgressão, êxtase.
INTRODUÇÃO
A dúvida e a curiosidade foram a ignição para a escolha desse tema como finalidade para redigir este artigo científico. A ânsia pela compreensão de um impulso interno que abale as estruturas corporais, espirituais e mentais com tamanha beleza e destreza, ressaltando também a força, fez com que o Erotismo se tornasse meu ponto de pesquisa e aprofundamento.
Entender as ações libidinais se tornou meu fascínio, ganhando ainda mais espaço no meu campo de admiração quando me deparei com a grandeza do real significado psicanalítico do erotismo e da sexualidade. Entender o ato e as vibrações eróticas como um eu dominador que se expande em estímulos e que causa a continuidade e descontinuidade do ser, elevando o erotismo a um estado de graça, e o usando como uma força mística – em casos, comparando-a com a destreza divina – me estimulou a penetrá-lo.
Ao encontrar