O equilíbrio instável no contemporâneo.
No mundo contemporâneo prevalece o sistema de produção capitalista, as relações políticas e as estratégias dos países voltados para a rivalidade no campo econômico na atualidade esses assuntos passam a idéia de ordem mundial. Pois de fato todas essas relações são subordinadas a seguir certas regras principalmente imposta por países mais poderosos economicamente.
Friedrich Ratzel (1844- 1904) como inspirador teórico da Geopolítica, se destaca no ambiente acadêmico após publicar sua obra (Antropogeografia, 1882) onde o objetivo seria a questão de como a natureza exerce influência sobre a humanidade. Ele defendia a modernização que se expandia dando o conceito de civilização, considerava a guerra e qualquer conquista como elemento da historia humana resultando em comércio.
Com a globalização do mundo se reconhece que a sociedade está em constante transformação e adota cada vez mais um modelo dinâmico isso vai reforçando e caracterizando a economia da vida social e os novos papéis de Estado, sendo o estado um meio para que se expanda o território e assim elevar a cultura.
No espaço rural e urbano está havendo uma modernização pelo fato do capitalismo agrícola está em expansão e dá novas formas de circulação desses produtos no meio urbano, hoje o território seria o espaço da informação e a busca pela união do mercado e território.
A ciência e os avanços da tecnologia são identificados como uma reprodução e formação do capital, pois o processo do maquinário substitui, mas perde o conteúdo intelectual do trabalho vivo que se transformou em apenas um elemento acessório.
A autora define que “não é mais possível analisar o mundo sob quaisquer dimensões, sem referência ao fenômeno” (CASTRO, 2005, p.214) aponta que a importância é analisar esse sistema contemporâneo no ambiente coletivo e busca compreender os efeitos das mudanças ocorridas tanto na política como os “problemas”. Menciona a autora:
[...] Este processo, na