Conceito e Papeis do Gestor
Gestor é em tese , o nosso velho conhecido “Administrador’’ , com uma nova roupagem , imbuído de novas responsabilidades que complementam suas funções ou habilidades e que devem ser alinhadas as necessidades e exigências do mundo contemporâneo. ( FRANCO, Décio Henrique; RODRIGUES, Edna de Almeida; CAZELA, Moises Miguel. p. 45)
Gestor Organizacional é definido pelas suas funções no interior da organização, tendo ele que estar apto e pronto para desenvolver suas habilidades tanto no ambiente interno quanto externo. É ele a pessoa a quem compete à interpretação dos objetivos propostos pela organização atuando através do planejamento estratégico, direção e do controle. Com o propósito de atingir os referidos objetivos e resultados , realizando o trabalho voltado à visão prospectiva e sistêmica do pensamento de organização adequando meios para a excelência dos processos. Aprendendo novas maneiras de responder as demandas organizacionais. Com o objetivo de através das suas decisões atender as expectativas dos clientes internos e externos, sempre buscando inovação em sua forma de gerenciar e tomar decisão. ( FRANCO,RODRIGUES, CAZELA, 2009, p.45)
O Gestor deve está sempre preparado para as mudanças organizacionais, paradigmas e de como superar esses paradigmas. A mudança organizacional é um processo de modificar a ordem existente, com intuito de melhorar a eficiência da empresa Atualmente as tecnologias e seus conceitos vêm substituindo de maneira muito rápida, onde caberá às pessoas adequar-se a essas mudanças. . ( FRANCO,RODRIGUES, CAZELA, 2009, p.29)... “A mudança está por toda parte de nossa vida, atingindo constantemente a sociedade em sua economia, na política e na tecnologia. Através dessas mudanças que muitas vezes ocorrem paradigmas.”
Segundo Grof (1985 apud Caravantes 2005, p.9) “o paradigma pode ser definido como uma constelação de crenças, valores e técnicas compartilhadas por membros de uma determinada comunidade