A primeira grande guerra mundial
A PRIMEIRA GRANDE GUERRA MUNDIAL
A guerra travada entre a França e a Prússia, em 1970 foi o grande estopim para o ultimo conflito verificado na Europa no século xx, a partir daí o continente europeu no século xx atravessou quase meio século de relativa paz.
A partilha da África e Ásia, acelera o processo de industrialização das nações europeias, dando um ponto de equilíbrio nas forças europeias. Países como Inglaterra e França são denominados potências enquanto o outrora e poderoso Império Turco-Otomano entrava em declínio.
Pra não haver ameaça aos seus domínios as grandes potências modernizam seus exércitos, evitam guerras entre si, quem são estas potências: Alemanha, Inglaterra, França, Rússia
Embora evitassem o confronto direto, sempre existia um clima de tensão entre elas, uma paz tensa e instável, um outro ponto importante era o forte nacionalismo dos povos europeus, uma característica do período.
Com este forte sentimento nacionalista entre os países no século XIX, as rivalidades explodiram, o primeiro a declarar guerra foram foi o império Austro-Húgaro, com o apoio da Alemanha declara guerra contra a Sérvia.
Fiéis á sua aliança a Áustria e Alemanha declara guerra contra os Russos e Franceses que integram a tríplice, depois os Ingleses também entram na guerra contra os Austro-Húngaros e Alemães, em pouco tempo outros povos estão envolvidos na guerra, como, Japão, Russo-Otomanos, os Italianos preferiram manter-se na neutralidade até 1915 quando entra na guerra ao lado da França,Inglaterra e Rússia.
No começo os lideres Europeus acreditavam que a guerra não duraria muito tempo, mais o conflito revelou-se difícil, demorando mais que o imaginado, 4 anos, envolveu muitas nações e foi de uma brutalidade sem precedentes.
Os avanços da industria bélica foi desenvolvido e utilizado na guerra, pela primeira vez na história utiliza-se armas químicas, as baixas foram muito grandes, o equilíbrio de forças levou a chefes militares a adotar a guerra