engenharia civil
1º passo:
LEITURA CRITERIOSA, fazendo o fichamento das IDEIAS-CHAVE (TESES), sublinhando ou destacando com marca-texto os TÓPICOS FRASAIS, que são as frases-núcleo nos parágrafos; nelas estão contidas as IDEIAS PRINCIPAIS e/ou o(s) TÓPICO(s) em discussão.
Obs.
Se você considerar relevante destacar alguma palavra ou expressão que considera importante para a construção do seu texto, pode fazê-lo, sem receio. No processo de construção do RESUMO, por exemplo, é que se torna imprescindível o cuidado de não extrapolar o padrão formal, mantendo-se FIEL às IDEIAS-NÚCLEO para garantir a CONCISÃO necessária para esse tipo de texto.
Veja o 1º passo!
De vermelho, são os TÓPICOS FRASAIS; os sublinhados são as passagens consideradas relevantes para o processo de construção do resumo.
Texto: Aprendendo a administrar conflitos
“Qualquer um pode zangar-se – isso é fácil. Mas zangar-se com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa – não é fácil”. É com esta frase de Aristóteles, retirada de Ética a Nicômaco, que o psicólogo americano Daniel Goleman inicia seu livro Inteligência emocional... A tese que ele defende é a de que mais vale ser equilibrado emocionalmente e saber lidar com as emoções de forma “racional”, do que ser um gênio com um quociente de inteligência altíssimo e brigar com meio mundo. E um dos fatores que indicam um bom “QE”, ou seja, quociente emocional, é saber administrar conflitos, ao lado do saber ouvir e do saber cooperar.
Como já disse Aristóteles, saber a medida certa da expressão das emoções não é tarefa simples. E os conflitos, dentro dos parâmetros normais, ajudam no crescimento e amadurecimento do ser humano e são necessários para que possa haver transformações e trocas de experiências. Fazer com que