História e Cultura das Artes - Módulo 6
Atividade de Recuperação: Módulo 6
Com o final de Quinhentos, não só se extingue o Século de Ouro das Artes da Europa, mas são também irremediavelmente subvertidos todos os ideais do Renascimento, a fé no equilíbrio espiritual e formal, a própria conceção do conhecimento, que se tinha mantido ainda no âmbito das teorizações formais. Também o quadro histórico do século XVII europeu aparece tragicamente perturbado por guerras de dez anos, por pestes, por cataclismos naturais e económicos, enquanto o Homem, como que perdido, se volta para a fé beata e milagreira ou procura evasão nos prazeres e no luxo de uma vida muitas vezes sem horizonte.
Responda, atentamente, as seguintes questões.
1. Comente a afirmação: “O Barroco foi uma forma de arte total.”
Resposta: A arte barroca foi considerada uma arte total, porque, apesar da arquitetura ter sido o mais importante, também nela se fundiu a escultura, a pintura, a decoração, a jardinagem, etc.
2. Caraterize, em linhas gerais, a arquitetura do Barroco (tenha em conta os diferentes tipos de planta e de volumetria).
Resposta: A Arquitetura Barroca é fruto de uma conjugação com a pintura, a escultura, a jardinagem e os jogos de água, criando efeitos ilusórios, quer nas plantas dos edifícios, quer nos tetos e nas cúpulas.
Nas cúpulas a decoração é feita em linhas estruturais que dão a ilusão de movimento, uma ilusão de uma ampliação de espaço, conciliando o virtuosismo formal com o paradoxo e uma aparente confusão. A combinação e abundância de linhas opostas umas às outras reforçaram o efeito cénico da arquitetura, assim como os jogos de claro-escuro, obtidos pela construção de massas salientes e reentrantes que se sucedem, ora sinuosas, ora lisas.
Nas fachadas, os elementos estruturais clássicos são agora usados como elementos puramente decorativos. O uso de frontões centrais reforça o movimento ascensional das fachadas dos edifícios que, em alguns casos, se