O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCNS): A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM PERSPECTIVA
A Educação Básica no Brasil compreende três fases: A Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Sua regulamentação se dá a partir de três documentos: LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96; PCNs - Parâmetros Curriculares Nacionais (1997; 1998); e RCNEI – Referencial Curricular para a Educação Infantil (1998).
Em todos estes documentos são feitas menções acerca das diferentes áreas do conhecimento e suas respectivas orientações, sendo que, para efeito de nossa proposta neste artigo, focalizaremos os PCNs, a partir de um estudo sobre o “Ensino de Ciências”, ora designado como “Alfabetização Científica”.
Como sabemos, são inúmeros os desafios que as escolas enfrentam quando se trata de ensinar ciências ainda na Educação Infantil. O problema se estende também aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o que nos leva a eleger esta temática para ser nosso Artigo Científico para o TCC – Trabalho de Conclusão de Curso na área de Biologia.
Nosso objetivo geral foi realizar um estudo sobre o Ensino de Ciências a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de Ciências. Especificamente buscamos analisar o que dizem os PCNs sobre o ensino de ciências nas duas etapas (3º e 4º ciclos) do Ensino Fundamental, identificando quais são as orientações curriculares desse Documento, no tocante aos conteúdos, objetivos e orientações didáticas.
Também procuramos entender quais são as recomendações que este Documento Oficial traz para os Professores de Ciências no tocante ao seu fazer pedagógico. Ademais, almejamos entender o significado do Ensino de Ciências e, conseqüentemente, o conceito de Alfabetização Científica, a partir do que dizem os alguns teóricos que discutem a Alfabetização Científica.
Para atingir os objetivos de realizar um estudo sobre o Ensino de Ciências a partir dos PCNs, utilizamos o método que será o dedutivo e sua natureza será de teor qualitativo. Também realizamos estudos teóricos, e Pesquisa