Ecopedagogia
ESCOLA NORMAL SUPERIOR
Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia.
VANDIQ VALENTI DA SILVA
O ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESPAÇOS NÃO-FORMAIS E SUA RELAÇÃO COM A PRÁTICA AMBIENTAL DOS ALUNOS DO 6º AO 9º ANO NUMA ESCOLA DA ZONA NORTE DE MANAUS/AM.
E
MANAUS – AMAZONAS.
TITULO
O ensino de ciências em espaços não-formais e sua relação com a Prática Ambiental dos Alunos do 6º ao 9º numa Escola Municipal da zona Norte de Manaus.
Palavras Chaves:Educação ambiental, Espaço não-formal ,formação de conceitos Científicos,
Formulação do problema;
A lei 9795 que trata da educação ambiental em seu art. 1º no caput defini o que é Educação Ambiental;
“Entende-se por Educação Ambiental os processos por meio dos quais o individuo e a coletividade constroem valores sociais. Conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a preservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.”
Isto posto, pode-se verificar que escolas municipais situadas na zona norte de Manaus, nas proximidades da reserva Adolpho Ducke, Não se apresentam aos olhos do cidadão comum com atividades que visualizem a importância de praticas ambientais subsidiadas pelas orientações do currículo da disciplina de ciências ministradas nos referidos educandário. Como também a de consciência ambiental no que tange a educação para preservação do meio ambiente e o desenvolvimento da educação ambiental como pratica interdisciplinar da educação no Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano. Neste sentido o projeto poderá ser executado nos espaços formais de educação e não formais tendo como espaço as atividades sociais. Através destas ações, buscar o desenvolvimento e domínio de conceitos científicos fazendo um contra ponto com a concepção do senso comum na educação, sobretudo com os 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em