O Enigma De Kaspar Hauser
Kaspar Hauser foi um garoto que desde seu nascimento vivia trancado numa torre, espécie de cativeiro durante mais ou menos 15, 16 anos.
Enquanto estivera nessas condições, teve apenas contatos rápidos durante a noite com algumas pessoas que iam levar seu alimento, alimento esse que era apenas agua e pão. Por ter sido alimentado apenas com isso, Kaspar recusava qualquer outro tipo de comida que lhe oferecessem.
Pelo pouco contato com outras pessoas, não possuía comportamentos comuns que qualquer ser humano aprende desde pequeno, como por exemplo: ficar de pé, falar corretamente, comer sozinho e etc.
O filme relata que ele ficava com um homem, logo pensa-se que poderia ser seu cuidador, e não pai biológico, por conta as circunstancias no filme apresentadas.
Por volta dos seus 15, 16, essa pessoa não identificada resolve largá-lo numa praça para que os moradores que ali moravam o encontrassem. Ele possuía apenas um livro de orações, uma carta explicando resumidamente o que o Kaspar tinha e um cavalo de madeira que era seu único brinquedo.
Ele é encontrado por algumas pessoas que tentam descobrir o porquê dele estar ali, naquelas condições. Após as tentativas, o levaram para um circo, para ser usado como atração.
Porém, um rapaz muito bondoso resolve leva-lo para sua casa, onde, junto com seus filhos o ensina a ter uma vida normal em sociedade.
Após uma grande evolução em seu comportamento, Kaspar fica conhecido em toda Europa por sua história.
Entretanto, assim como sua vida foi um mistério desde o início, sua morte também não foi diferente. Kaspar foi encontrado morto, sem jamais conseguirem esclarecer o motivo e a autoria deste crime.