O enigma de Kaspar Hauser
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS - DCHL
CURSO DE ENFERMAGEM
O ENIGMA DE KASPAR HAUSER
JEQUIÉ, 2013
LUÍZA BRITO CRUZ
O ENIGMA DE KASPAR HAUSER
JEQUIÉ, 2013
HERZOG, Werner. O enigma de Kaspar Hauser: filme/drama – 1974.
Luíza Brito Cruz1
RESENHA CRÍTICA
Werner Herzog, diretor. No ano de 1974 dirigiu o filme alemão: O enigma de Kaspar Hauser. Baseado na ideia de que a sociedade influencia o desenvolvimento e a formação do ser humano. O longa-metragem narra uma história de luta em busca da construção de identidade e reconhecimento do ser, superação de dificuldades tendo como personagem principal Kaspar Hauser, um jovem que foi criado isolado das pessoas, de toda a sociedade. Sendo assim, não tendo contato com o meio, não conseguindo deste modo estabelecer relações com outros individuos e até mesmo com o mundo. Consequentemente gerando complicações para o seu desenvolvimento.
No filme mostra que o progresso de Hauser iniciou a partir do momento em que o mesmo é deixado numa praça da cidade, e em seguida encontrado e levado para morar com um professor.
Retrata o avanço gradativo de Kaspar, que possuía uma mentalidade e domínio do corpo inferior a sua idade. Por certo período da história Kaspar é tido como atração na cidade, em que as pessoas iam ao seu encontro para observá-lo. Depois de anos passados o desenvolvimento de Hauser se tornou notório. Em um determinado momento do filme Kaspar é desafiado a responder um problema lógico, apesar dele obter uma resposta exata, não é aceito. Neste instante é possível perceber que Kaspar havia alcançado êxito, porém como não se “encaixava” nos padrões preestabelecidos pela sociedade sendo assim considerado como uma pessoa que não seguia os padrões normais de um homem.
As conquistas chegam, mas com muita luta, determinação e conhecimento das causas.