Extracao E Caracterizacao De Flavonoides
Campus: Betim
Docente:Isabella Piassi
Flavonoides – Extração e Caracterização
(FarmacognosiaII)
6º período
Curso: Farmácia
Betim, 01 de dezembro de 2014.
Faculdade Pitágoras
Campus: Betim
Discente: Kalu Leal
Flavonoides – Extração e caracterização
(Farmacognosia II)
Trabalho desenvolvido como exigência parcial para a conclusão do 2° semestre do curso de Farmácia, 6° período, sob a orientação da docente: Isabella Piassi
6° período
Curso: Farmácia
Betim, 29 de setembro de 2014.
Flavonoides
Os flavonoides são compostos naturais, derivados da benzo-γ-pirona, apresentando a estrutura química C6-C3-C6. Ocorrem no estado livre ou, mais comumente, como O-glicosídeos, embora exista um número considerável de C-glicosídeos. São conhecidos mais de 2000 flavonoides, sendo o maior grupo de compostos fenólicos naturais encontrados na natureza e, por isso, são usados como compostos marcadores quimiossistemáticos. Seu nome deriva do termo em latim flavus.
Estrutura química
Os flavonoides têm uma estrutura química constituída de dois anéis aromáticos que são ligados por uma cadeia de três átomos de carbono, que formam um heterociclo oxigenado. Podem ser divididos em classes baseando na sua estrutura molecular (compostos fenólicos). A estrutura básica dos flavonóides consiste de 15 carbonos distribuídos em dois anéis aromáticos, interligados via carbono heterocíclico do pirano.
PITÁGORAS – FARMACOGNOSIA II
CURSO DE FARMÁCIA
PROFESSORA: ISABELLA PIASSI
FLAVONOIDES
Prática:
Consiste na extração e caracterização pelo método de Cromatografia de Camada Delgadade flavonoides provindos da planta medicinal Transagem (Plantago major L) e utilização do marcador químico Rutina.
Planta Medicinal: Transagem (Plantago major L);
Partes utilizadas: Folhas e Raizes
Marcador químico: Rutina
Materiais utilizados:
2Béqueres 50mL;
1Béquer 100mL;
Transagem, droga vegetal (folhas e raízes com partes bem fragmentadas);