extração de flavonoides
CURSO DE FARMÁCIA
DERLI BARCELOS GUIMARÃES
HELEN TAMIRES GOMES SANTOS
EXTRAÇÃO DE FLAVONÓIDES
CRICIÚMA, 2014. DERLI BARCELOS GUIMARÃES HELEN TAMIRES GOMES SANTOS
EXTRAÇÃO DE FLAVONÓIDES
Trabalho apresentado para cumprimento parcial da disciplina de Farmacognosia no curso de Farmácia. Da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, solicitado pelo Profa. Patrícia Amaral.
CRICIÚMA, 2014
SUMARIO
1- INTRODUÇÃO 3
2- OBJETIVO 5
3. MATERIAL E REAGENTES 6
4. METODOLOGIA 7
5. RESULTADOS E DISCUSSÃO 8
6- CONCLUSÃO 9
7- REFERÊNCIAS 10
1- INTRODUÇÃO
O metabolismo é um conjunto de reações químicas que ocorre continuamente nos vegetais. As direções dessas reações químicas são chamada rotas metabólicas, que ocorrem devido a presença de enzimas especificas que garantem essas direções. Essas reações enzimáticas podem ser do tipo catabolica, anabólica e biotransformação. O metabolismo das plantas é dividido em primário e secundário. O metabolismo primário visa a obtenção de nutrientes para as células, como energia, poder redutor (NADPH) e biossíntese de compostos essenciais à sua sobrevivência (SANTOS,2002).
Já o metabolismo secundário normalmente são estruturas complexas, de baixo peso molecular e possuem atividades biológicas importante, os metabólitos se secundários encontram-se em quantidades menores nas plantas quando comparados aos metabólitos primários. Sabe-se que alem da importância dos metabólitos secundários para a sobrevivência e proteção da planta, pois esses são responsáveis pelos estímulos da planta em resposta ao meio ambiente em que a planta encontra-se, os mesmos também são de grande importância farmacológica e de grande interesse para o mercado farmacêutico atualmente (PEREIRA,2012).
Para Simões et AL, 2007, todos