O efeito da globalização e o ensino a distância
Sendo a globalização um processo de integração econômica, cultural, social e política é gerado pela necessidade do capitalismo e de conquistar mercado. No Brasil fomos pegos de surpresa em vários aspectos, principalmente na indústria, comércio e na prestação de serviço.
As empresas se tornaram mais competitiva, o cliente passou a ter o poder de compra, ele decide de quem comprar? Quando comprar? E como comprar? Não basta somente investir em TI é necessário investir em pessoas com treinamentos e capacitações, é preciso ter alguém para processar as informações com rapidez e disseminar para toda empresa. Toda empresa precisa ter um profissional a altura do seu negócio para atender as necessidades operacionais e estratégicas. A falta de profissionais capacitados deixa vagas a serem preenchidas em alguns setores da economia, esse problema não está somente nas capitais brasileiras o problema se agrava mais no interior.
Pela falta de profissionais com certos conhecimentos para ocuparem cargos de maior responsabilidade as empresas buscam profissionais de fora, treinam, capacitam e passam instruções para toda sua liderança, através vídeo conferência, implantam programas de universidades corporativas sobre seus negócios.
Como se percebe o ensino a distância tem acontecido com freqüência pelas grandes empresas, é possível aliar a TI para melhorar o aprendizado na organização, o efeito da globalização transformou a forma de pensar nas empresas, é preciso ter um profissional preparado para atender as demandas e as mudanças do ambiente externo.
Diante da necessidade de preparar profissionais para atender o mercado com certo grau de conhecimento, começam a apontar as universidades virtuais no Brasil; são hoje credenciados cursos superiores a distância nas seguintes modalidades: sequenciais, tecnológicos, graduação e pós-graduação; bem como cursos superiores presenciais podem