TRABALHO DE GEOGRAFIA A GLOBALIZA O E SEUS EFEITOS 2
TRABALHO DE GEOGRAFIA
Sobre: A Globalização e Seus Efeitos
ALUNO: Luiza, Jaísa e Izadora Lorini
PROFESSORA: Marisa
Frederico Westphalen 23 de abril de 2015.
A Globalização e Seus Efeitos
A globalização é um fenômeno social que ocorre em escala global. Esse processo consiste em uma integração em caráter econômico, religioso, social, cultural e político entre diferentes países.
É um processo que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.
Muitos historiadores afirmam que este processo teve início nos séculos XV e XVI com as Grandes Navegações e Descobertas Marítimas. Neste contexto histórico, o homem europeu entrou em contato com povos de outros continentes, estabelecendo relações comerciais e culturais. Porém, a globalização efetivou-se no final do século XX, logo após a queda do socialismo no leste europeu e na União Soviética. O neoliberalismo, que ganhou força na década de 1970, impulsionou o processo de globalização econômica.
Independente de quando começou ou não a globalização alguns efeitos da mesma podem ser percebidos como os avanços tecnológicos, a interligação, a interdependência dos mercados financeiros na escala mundial e com encurtamento das distâncias que unificaram e baratearam a informação que está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. Por isso, diz-se que mundo está uma aldeia global, com estas informações em larga escala, as grandes empresas se instalando em vários países, os avanços cada vez maiores na informática e nas tecnologias, o grande fluxo de mercadorias, intercambio de informações entre outras características presentes em nosso cotidiano.
Com os mercados internos saturados, muitas empresas multinacionais buscaram conquistar novos