trabalhos
“MOACYR DOMINGOS SÁVIO VERONEZI”
A GLOBALIZAÇÃO E O CONCEITO INTERNACIONAL:
BLOCOS REGIONAIS
Aline Pedrosa de Faria, 2
ADM2B.
Matéria: Geografia
Professora: Carolina
Barueri, 25, novembro de 2014.
INTRODUÇÃO
Com o fenômeno da globalização, o mercado internacional tornou-se bastante competitivo, diante disso, somente os mais fortes prevalecem. O que acontece é uma disputa por mercados de modo global.
Muitos países, com o intuito de se fortalecer economicamente, unem-se para alcançar mercados e verticalizar a sua participação e influência comercial no mundo. A criação de blocos econômicos estreitou as relações econômicas, financeiras e comerciais entre os países que compõem um determinado bloco econômico.
DESENVOLVIMENTO
*O que é globalização?
A globalização é um fenômeno que possui antecedente já nos século XVI, quando as tecnologias de navegação em alto mar possibilitaram a comunicação entre regiões distantes do globo e o comércio entre diversos países e continentes.
Com o desenvolvimento de novas tecnologias em diversas áreas como transportes, informação e comunicação, passamos a viver nas últimas décadas um novo momento de conexões entre os países, muito mais intensificado e de maior alcance. É esse movimento que ficou conhecido como globalização. Ele recebeu esta designação porque possui algumas peculiaridades em relação a momentos anteriores da História humana. “Uma das peculiaridades que distinguem o processo de globalização de toda a experiência anterior é que, como consequência de sua forma e intensidade, seus efeitos são mais intensos e se superpõem aos anteriores, além de que – à diferença, por exemplo, da regionalização, em que aspectos políticos ou de outra índole podem levar ao fracasso de um processo – por sua própria natureza, sua tendência é de constante ampliação, afetando, embora de forma variada, a