RESENHA DE ARTIGO CIENTÍFICO Formação de microorganismo por Staphylococcus aureus em superfícies de aço inox e vidro e sua resistência à alguns desinfetantes químicos selecionados.
696 palavras
3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSCCENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
RESENHA DE ARTIGO CIENTÍFICO
FLORIANÓPOLIS - SC
Formação de microorganismo por Staphylococcus aureus em superfícies de aço inox e vidro e sua resistência à alguns desinfetantes químicos selecionados.
Considerando que toda pesquisa científica parte da constatação de um problema para que através de embasamento teórico possa ser explicado e solucionado. Podemos definir a seguinte questão para o artigo:
Qual a capacidade de formação de biofilme do Staphylococcus aureus sobre aço inox e vidro e também sua resistência sob o efeito de alguns desinfetantes químicos como dicloroisocianurato de sódio, peróxido de hidrogénio e ácido peracético?
Justificativas do pesquisador:
A adesão microbiana e biofilmes são de grande importância para a indústria alimentar e ocorrem numa variedade de elevado contato com a superfícies dos alimentos.
A camada de biofilme pode ser uma importante fonte de contaminação e de danos na qualidade dos alimentos, fazendo com que os produtos se tornem portadores potenciais de organismos patogénicos.
Para responder a questão o pequisador utilizou:
Superfícies:AISI 304 de aço e de superfície de vidro fichas inoxidável
Biofilmes:Cepas de Staphylococcus aureus ATCC 25923
Microscopia eletrônica de varredura (MEV)
Aplicação de sanitizadores.
Observação: as etapas supracitadas foram realizadas em situações controladas. Também foram usados diversos reagentes que estão sitados no artigo.
Resultados e discussão
A microscopia eletrônica de varredura (MEV) foi utilizada para observar ambas as superfícies. A formação de biofilme por S. aureus foi claramente observado em ambas as superfícies; de vidro e de chips de aço inoxidável depois de um período de incubação de 15 dias a 37 ° C. O número máximo de adesão de células viáveis estava na ordem de 108 UFC / cm2 para as