TCC P S Sa De Da Fam Lia
Por:
Camila Melo Marques de Jesus
Rio de Janeiro
ABRIL/2014
Introdução/Justificativa
A diabetes Mellitus (DM) é uma doença crônico- degenerativa, caracterizada por hiperglicemia e associada a complicações, disfunções e insuficiência de vários órgãos, especialmente olhos, rins, nervos, cérebro, coração e vasos sangüíneos. Pode resultar de defeitos de secreção da insulina, ou incapacidade de a mesma exercer, adequadamente, seus efeitos metabólicos (MS, 2006).
O DM é uma doença conhecida desde a antiguidade. Os egípcios documentaram as primeiras descrições há três mil anos e o descreveram como uma enfermidade que se caracteriza por uma abundante emissão de urina. Nos séculos V e VI, médicos indianos já mencionaram que a urina de pacientes com diabetes era adocicada, comprovando o fato pela observação de formigas e outros insetos que eram atraídos pela urina desses pacientes (COSTA, 1992).
Atualmente esta doença está sendo considerada um importante problema de Saúde Pública, devido o aumento da sua prevalência e aos altos índices epidemiológicos, bem como pelas repercussões sociais e econômicas que acarreta, tais como comprometimento da qualidade de vida, da sobrevida e da produtividade dos indivíduos, aposentadorias precoces, altos custos do tratamento e de complicações. (SBD, 2006). Além de ser uma das principais causas de mortalidade, nefropatia com possível evolução para insuficiência renal, neuropatia com risco de aparecimento de úlceras nos pés (devido à diminuição das sensações de dor e temperatura, pode levar ao aparecimento de danos e infecções) levando a amputação de membros inferiores, a retinopatia com a possibilidade de cegueira, doença cardiovascular e manifestações de disfunção autonômica, incluindo disfunção sexual (MS, 2006). As crescentes incidência e prevalência são atribuídas ao