Introducão a fmea
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
FMEA
ANÁLISE DO TIPO E EFEITO DE FALHA
ADRIANA ALVES DE LIMA FARIA
TIAGO DIAS BELLO
PROFESSOR ARNOLDO
INTRODUÇÃO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Joinville - SC
2011
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
RESUMO 4
1 Tipo de Femea 5
1.1 Aplicação da Femea 5
1.2 Funcionamento Básico 5
1.3 Etapas de Aplicação 6
1.4 Planejamento 6
1.5 Análise de Falhas em Potencial 6
1.6 Avaliação dos Riscos 6
1.7 Melhoria 7
1.8 Continuidade 7
1.9 Importância 7
CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
INTRODUÇÃO
FMEA é utilizado para identificar as falhas potenciais devido às deficiências do projeto do produto. Geralmente é feito durante a execução do projeto do produto. Sua aplicação se estende aos três tipos de fmea e suas varias etapas de componentes isolados, subconjuntos principais e ao próprio produto. Sua aplicação é de suma importância para a melhoria do processo e do produto.
RESUMO
FMEA (Failure Model and Effect Analysis)
A metodologia de Análise do Tipo e Efeito de Falha, conhecida como FMEA (do inglês Failure Mode and Effect Analysis), é uma ferramenta que busca, em princípio, evitar, por meio da análise das falhas potenciais e propostas de ações de melhoria, que ocorram falhas no projeto do produto ou do processo. Este é o objetivo básico desta técnica, ou seja, detectar falhas antes que se produza uma peça e/ou produto. Pode-se dizer que, com sua utilização, se está diminuindo as chances do produto ou processo falhar, ou seja, estamos buscando aumentar sua confiabilidade.
Esta dimensão da qualidade, a confiabilidade, tem se tornado cada vez mais importante para os consumidores, pois, a falha de um produto, mesmo que prontamente reparada pelo serviço de assistência técnica e totalmente coberta por termos de garantia, causa, no mínimo, uma