globalização
Teoricamente, um dilema central é se devemos localizar as origens da globalização contemporânea em torno de 1971-1973, com a crise do petróleo, que promoveu diversas mudanças tecnológicas e econômicas direcionadas para encontrar fontes substitutas para matérias-primas estratégicas e buscar novas formas de produção que consumissem menos energia e trabalho.
Podemos localizar as origens da globalização há mais de um século, com mudanças nas tecnologias de comunicação, nos padrões de migração e nos fluxos de capital(por exemplo, como aqueles afetados pelo processo de colonização do Terceiro Mundo).
A Globalização atinge tudo. Com a globalização, estaremos numa aldeia em que o mercado, os valores, as informações, a ciência, a tecnologia, o meio ambiente, a cultura, a língua, o entretenimento, os problemas e as soluções para os problemas, tudo poderá ser comum a todos. Com a globalização perdemos as fronteiras. Parece bom! Com a globalização podemos consumir tudo o que os outros consomem, podemos todos aspirar a uma democracia, compartilhar o saber, desfrutar do avanço do conhecimento, usar as mesmas máquinas, preservar o planeta...
2. Globalização
A globalização é um processo social que introduziu profundas modificações no mundo atual. Este processo potencializou o fluxo de produtos, pessoas e tecnologias, trazendo o aumento da competitividade entre as empresas multinacionais.
A globalização surgiu após a Guerra Fria tornando-se o assunto do momento, aparecendo nos círculos intelectuais e nos meios de comunicação, tornando possível a união de países e povos, essa união nos dá a impressão de que o planeta está ficando cada vez menor. Um dos mais importantes fatores que contribui para a união desses povos é, sem dúvida, a Internet. É impossível falar de globalização sem falar da Internet, que a cada minuto nos proporciona uma viagem pelo mundo sem sair do lugar. Dentro da rede conhecemos novas culturas, podemos fazer amizades