ATPS Fisica I
Uniban Osasco Vila Yara
ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA
ENGENHARIA DE CONTROLE AUTOMAÇÃO
2ª SÉRIE
FÍSICA I
Alunos:
PROFESSOR : BENEDITO
MATÉRIA: FÍSICA I
Osasco, 25 de Setembro de 2013
Engenharia de Controle e Automação 2ª Serie
Página 1
Desafio
2
Este desafio é baseado no projeto SARA (Satélite de Reentrada Atmosférica) desenvolvido no instituto de aeronáutica e espaço em São José dos Campos destinado a operar em órbita
Baixa, circular, a 300 km de altitude. O projeto ainda se encontra em fase inicial denominado SARA
SUBORBITAL em que seus subsistemas serão verificados em voo. Os principais cálculos a serem realizados, mostrarão resultados, envolvendo algumas grandezas físicas como: medição, velocidade média, aceleração e equações do movimento.
Nas figuras apresentadas a seguir, pode-se ver o VS-40 e o satélite SARA.
O projeto SARA compreende a fase de modelagem e ensaios tanto no solo quanto em voo.
Seu lançamento será a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) no Maranhão. O clã tem
Engenharia de Controle e Automação 2ª Serie
Página 2
capacidade de colocar em órbita satélites com missões pacíficas e integradoras, favorecendo, assim, a comunicação e a pesquisa, de forma a contribuir para a melhoria da qualidade de vida do homem.
Objetivo do Desafio
Elaborar um memorial descritivo de cálculos, envolvendo o vôo de um satélite lançado por um veículo de sondagem (VS-40).
Passo 1
Realizar a conversão da altura máxima 300 km (apogeu) baseado nas informações acima para unidade pés (Consultar uma tabela para fazer essa conversão).
(1 metro = 3,28 pés)
(300 km = 984, 000 pés)
VS-40
O VS-40 é um veículo suborbital de dois estágios a propulsão sólida com capacidade de efetuar missões com cargas úteis de até 500 kg em trajetórias de 650 km de apogeu. O primeiro estágio é constituído pelo propulsor S40 do SONDA IV e o segundo estágio pelo propulsor S44, quarto estágio do VLS-1.
O