Resenha do curso gestão de tempo
Há cada vez menos tempo para terminar todas as tarefas que temos diariamente. Tarefas profissionais e domésticas podem levar-nos à exaustão por incapacidade de fazer tudo aquilo que tínhamos planejado no inicio do dia. Para melhorar precisamos de dominar a técnica de Gestão do Tempo.
A primeira vista podemos pensar que a gestão do tempo é estarmos a perder ainda mais tempo precioso que podíamos usar para implementar mais rapidamente, mas os estudos existentes mostram que não é verdade.
O problema de gerir tempo, não é apenas o fato de termos muitas coisas para fazer durante o dia, é principalmente uma questão de não gerirmos o tempo a nosso favor para fazer o que tem de ser feito de importante na altura que estamos mais produtivos.
Muitas vezes estamos ocupados a fazer as coisas urgentes mesmo que não sejam as coisas mais importantes. Aliás podemos até estar a perder tempo com muitas coisas insignificantes que prejudicarão em muito a nossa gestão do tempo mais tarde.
Após vários estudos na área de gestão de tempo, conclui-se que os maiores gestadores de tempo são:
- Interrupções mal geridas. Não podemos acabar com as interrupções, mas podemos aprender a geri-las eficientemente;
- Atitude. Passar o dia sem qualquer objetivo real, deixando as horas passarem e adiando todas as tarefas até a última hora possível;
- Não delegar corretamente. Não partilhar o trabalho com outros e tentar fazer tudo sozinho, mesmo que saiba que não será possível;
Uma má gestão do tempo leva a que fiquemos irritados com os colegas, cansados física e psicologicamente , dificuldades de concentração, não dormir bem (que afeta toda a sua performance do dia) e em casos extremos, uma depressão.
Aluna: Analu Silva da Costa
Bibliografia: Curso ministrado por Ioná Silva
Instituição: Sest Senat
Carga horária: 10