comunicação
SUPERIOR, ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Andressa Lenuska Sousa de Macedo
PPGEd–UFRN
andressalenuska@gmail.com
O trabalho analisa repercussões do processo de Globalização que influenciam políticas voltadas para a expansão do ensino superior que contribuíram para o surgimento da modalidade da EaD. O objeto de estudo baseia-se em uma lógica de totalidade, onde as partes são observadas em um todo integrado. As políticas implementadas pelo governo seguem as exigências dos organismos internacionais, utilizadas com estratégias para ajustar a educação aos interesses do capital.
Palavras chave: Globalização; Educação Superior; Educação a Distância
INTRODUÇÃO
O artigo está situado no campo da política da educação. Trata de elementos que relacionam o processo de globalização com a produção do conhecimento e implicações para o ensino superior, mostrando a necessidade das pessoas em se adequarem ao mundo globalizado, respondendo as demandas através da busca de um nível de ensino que os qualifique para o trabalho. Destaca o surgimento da modalidade da Educação a Distância apresentando-se como estratégia favorável de expansão de ensino.
O estudo observa as consequências da globalização para a expansão do ensino superior e concepções de educação a distância e alguns marcos legais que são considerados na modalidade desse tipo de ensino.
Estrutura-se para discutir, na primeira seção, elementos que definem as diferentes concepções de globalização, suas relações com a produção do conhecimento e implicações para o ensino superior; na segunda, enfoca a necessidade de expansão e do acesso da população ao nível do ensino superior, com finalidade de qualificar para o mercado competitivo como forma de possibilitar que os países possam se inserir em um mundo globalizado; a terceira seção discute a Educação a Distância apresentando-se como estratégia favorável de expansão do ensino, pois atende em grande