O Diferente Olhar da Educação
Humberto Chiodi
Prof. Wilson Staub
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Matemática (MAD 0163) – Prática do Módulo II
01/06/2013
RESUMO
A partir das garantias fundamentais elencadas na Constituição Federal e dos direitos ao acesso à educação, as instituições de ensino tiveram de desenvolver, ou, aprimorar o atendimentos aos estudantes com deficiência. Neste trabalho vou elencar como pode se dar a deficiência visual, algumas dificuldades que estudantes com deficiência visual enfrenta no dia a dia na escola, o uso do ábaco.
Palavras-chave: Deficiência visual Educação Estudantes.
1 – INTRODUÇÃO
A deficiência visual está presente na vida de qualquer pessoa, seja por desgaste devido ao tempo de vida, seja por alguma doença genética, ou qualquer outra forma na aquisição da deficiência, o que precisamos ter em mente e aplicar, é que, mesmo com essa barreira a ser enfrentada, o deficiente visual precisa ter uma formação de estudo saudável, com algumas diferenças, mas que para a formação do individuo são imprescindíveis.
“A visão é um meio importante de integração entre o individuo e o meio ambiente, já que os conhecimentos, em grande parte, são adquiridos por seu intermédio”. (MS, 1990).
Assim devemos enfrentar as duas barreiras que se formam para os indivíduos com esse tipo de deficiência, afinal podemos prever pessoas com cegueira (perda total da visão) e pessoas com baixa visão (que tem parcialmente anulada a capacidade de enxergar nitidamente).
Não obstante, a dificuldade não está na formação de políticas para a inclusão das pessoas com deficiência visual no sistema educacional, mas sim, a colocação na prática dessas políticas, a qual tem um histórico de inicio nos anos 50, e por mais tempo que tenha, não está totalmente desenvolvido.
2 – BREVE HISTÓRICO DA DEFICIENCIA VISUAL E A ESCOLA
Desde os anos 90 as pessoas com deficiência visual recebem apoio pedagógico