psicologia organizacional
técnicas de recrutamento e técnicas de seleção
2014
Introdução
Este trabalho busca apresentar a importância destas funções (Recrutamento e Seleção) usualmente acomodadas dentro das áreas ou departamentos de Recursos Humanos nas organizações, tendo como objetivo buscar meios para contratação com eficácia e responsabilidade.
Conceito de Recrutamento O termo “recrutamento” é ter atitude em recrutar. Seu significado teve origem inicialmente nos exércitos, onde captar recrutas para vagas de futuros soldados ou postos de guerrilha era habitual. Rapidamente o termo, bem como seu objetivo (captação de pessoas) foi incorporado e chamado Recursos Humanos (RH), em especial, ao subsistema de Recrutamento e Seleção de Pessoal (GIL, 2001). São usados técnicas e procedimentos nas empresas para atrair candidatos potencialmente qualificados para a organização. Os métodos para captação de pessoas ás vagas, serão rigorosamente aplicados nos processos de seleção. Para isso, os “caça talentos” abordam inúmeras modalidades - recrutamento, buscando encontrar profissionais com destaque em determinadas funções exigidas pelo contratante ou empresa. Tanto a organização, quanto o indivíduo buscam atributos e valores que se completam. Para a captação e movimentação dos indivíduos, pode-se lançar mão dos seguintes procedimentos:
Recrutamento Interno;
Recrutamento externo
Recrutamento Misto
Recrutamento Interno A divulgação de vagas em aberto dentro das empresas ou organizações, busca recrutar colaboradores com interesse em mudar de área buscando promoção, interesse profissional . O recrutamento interno sendo realizado de forma errada, faz com que colaboradores que não participaram do processo possam ficar descontentes e frustrados. Alguns critérios são importantes para que não ocorram tais