Trabalho de Resistência e Estabilidade
A laje é um dos mais conhecidos elementos estruturais assim como a viga e o pilar. Ela está presente nas construções desde a antiguidade, mas vem sofrendo grande processo evolutivo ao longo desse período.
Atualmente, arquitetos e engenheiros possuem um enorme leque de opções de lajes, que podem adaptar-se às mais variadas necessidades. Dos maiores aos menores vãos, das ortogonais às curvas, pré-moldadas ou fabricadas in loco, translúcidas ou maciças, plissadas ou nervuradas.
As lajes são estruturas planas, em geral feitas de concreto, que se apoiam nas vigas da construção. Podem também se apoiar diretamente sobre os pilares, embora esta solução seja menos comum em construções residenciais.
Segue abaixo os tipos de lajes, sem do assim está dividida em duas categorias; Maciças e as Pré-Moldadas (ou Pré-Fabricadas):
Lajes maciças
A laje maciça, ou moldada in loco, é totalmente construída na obra a partir de uma fôrma, normalmente de madeira, na qual é despejado o concreto. Antes, é montada a armadura de vergalhões metálicos que dá mais resistência ao sistema. Após a secagem do concreto, está pronta a laje.
Os pontos altos desse sistema são a menor suscetibilidade a trincas e a fissuras, e a facilidade de vencer grandes vãos, além do acabamento liso da parte inferior. Porém, as fôrmas exigem um consumo considerável de madeira; a laje é mais pesada, o que exige mais do restante da estrutura, e o custo final, normalmente, é mais alto.
As lajes maciças moldadas in loco também se dividem em alguns tipos:
A simples é mais comum. Esta laje é formada por uma superfície plana lisa na parte superior e inferior e se apoia nas vigas da construção.
As lajes do tipo cogumelo são parecidas com as lajes simples, mas se apoiam diretamente sobre os pilares. Como toda a carga da laje é transferida para um ponto com pequena área (o topo do pilar), deve-se evitar o fenômeno que chamamos de "punção", isto é, o risco de o pilar "furar" a