Talude
INSTITUTO DE ENGENHARIA E TECNOLOGIA - IET
CRISTIAN VITOR MOURA FERES MELO HENRIQUES
TALUDES
Trabalho de graduação apresentado ao Instituto de Engenharia e Tecnologia, Curso de Engenharia Civil, como requisito para a aprovação na disciplina Fundações e Obras da Terra.
Orientadora: Prof. Paulo Henrique Maciel.
BELO HORIZONTE
MARÇO - 2014
1. INTRODUÇÃO
Entende-se como talude, qualquer terreno inclinado, sendo sua função garantir a estabilidade do aterro. Podem ser classificados como artificial ou natural.
Os taludes naturais são comumente conhecidos como encostas e sua denominação é feita através de estudos geotécnicos. Já os taludes artificiais são os declives de aterros diversos construídos pelo homem, através de cortes ou aterros.
Este trabalho tem como objetivo promover o conhecimento dos alunos sobre Taludes, apresentando seus tipos e variações. Este trabalho também apresenta os tipos de movimentação de massa provocadoras da instabilidade dos taludes bem como os métodos para promover sua estabilização.
2. TALUDE - DEFINIÇÃO
Talude é definido como uma superfície de solo que forma um ângulo α com a superfície horizontal (FIGURA 1).
FIGURA 1: Esquema de composição de um talude.
FONTE: DYMINSKI, 2012.
Os taludes podem ser classificados como artificial ou natural. Comumente conhecidos como encostas, os taludes naturais possuem uma estrutura particular que só é conhecida através de um criterioso estudo geotécnico. (DYMINSKI, A.S)
Para o mesmo autor, o processo de formação de um talude natural ocorre através de vários fatores que podem ser agrupados em duas categorias:
∗Fatores Geológicos ∗Fatores Ambientais
- litologia - clima
- estruturação - topografia
- geomorfologia - vegetação
Os fatores geológicos são responsáveis pela constituição química, organização e modelagem do relevo. A ação deles, soma-se a