O Despertar da Era Genômica
A possibilidade de conhecer diretamente os mecanismos de algumas doenças, e com isso desenvolver os meios necessários para o seu tratamento, é uma das favoráveis que se relacionam às conseqüências do mapeamento do genoma humano, o grande contexto disso são as várias questões éticas, jurídicas e sociais (ECHTERHOFF, 2006).
Bicudo (BICUDO,2007) não crê que todas as respostas às questões biológicas o genoma trará, pois os processos orgânicos estão na dependência de outras substâncias, como as proteínas, as quais cumprem papeis fundamentais em todos os processos biológicos, sendo elas determinantes no padrão de transformação química dentro das células (BICUDO,2004). Com isso a biologia traz um novo desafio na análise global dos sistemas: genoma, transcriptoma e proteoma (PASSOS e AL., 2006).
O objetivo geral dessa pesquisa foi estudar a necessidade de estudos genômicos para possíveis diagnósticos do futuro no que diz respeito as variabilidades genéticas. Para isso foram abordados conceitos de genômica e suas diferenciações, polimorfismo genético e a elucidação do Projeto Genoma Humano assim como suas aplicabilidades; Mostrando também as questões éticas dentro desse contexto, uma vez que seja complexo esse tipo de estudo e assim identificar