Biotec
Ações do documento
Mauricio Antônio Lopes
O sofisticado embasamento técnico e a natureza genérica da biotecnologia moderna estão possibilitando o desenvolvimento de imensa gama de produtos e processos, criando uma nova indústria e influenciando os rumos da economia mundial. As indústrias alimentar, farmacêutica, química, da saúde, da energia e da informação estão se agregando de forma nunca antes imaginada. As fronteiras entre negócios tradicionalmente distintos já estão se integrando e esta grande convergência está gerando o que promete ser a maior indústria do planeta - a Bioindústria.
Produção de energia renovável, de matérias primas e moléculas bioativas para os mais variados ramos industriais prometem ampliar o leque de utilidades de sistemas biológicos, criando oportunidades para que a agricultura ocupe cada vez mais espaço dentre as indústrias mais sofisticadas do mundo. A biotecnologia, conforme suas primeiras conquistas estão indicando, pode estabelecer uma base científica e tecnológica radicalmente nova, capaz de revolucionar o tratamento de muitos dos desafios impostos ao agronegócio, permitindo o rápido e preciso desenvolvimento de plantas, animais e microorganismos melhorados com grande diversidade de atributos, além de processos industriais mais eficientes e ambientalmente corretos.
O Brasil tem uma oportunidade ímpar de participar de maneira significante da nascente Bioeconomia. A natureza diferenciada dessa vertente tecnológica, que se sustenta em processos amplamente disseminados na natureza, e bastante genéricos do ponto de vista de aplicação, abre a possibilidade para um modelo de mercado de tecnologias mais inclusivo e diversificado em lugar do mercado de inovação até então conhecido, onde tecnologia é concentrada em pequeno número de países, comdomínio de limitado número de processos e produtos. A evolução e transformações no vasto campo científico e de aplicações da