O desenvolvimento dos líderes através do Balanced Scorecard Pessoal
Resumo: É determinante, no contexto das organizações modernas, avaliar o impacto dos modelos de gestão e liderança sobre o equilíbrio organizacional. É função da liderança: construir, disseminar e envolver as pessoas com relação à missão, visão, valores e estratégia de um negócio visando seu sucesso e desenvolvimento. O alinhamento de toda a organização a estes pressupostos básicos depende do alinhamento pessoal e individual de cada um dos líderes aos mesmos propósitos e ambições. Neste contexto, o Balanced Scorecard Pessoal é apresentado como uma ferramenta para o processo de desenvolvimento individual, aumento do grau de maturidade, do autoconhecimento e do equilíbrio pessoal dos indivíduos e, em especial, dos líderes. Isto determinará fortemente o equilíbrio e o sucesso organizacional.
Palavras-chave: BSC Pessoal, Liderança, Autodesenvolvimento, Gestão.
1. Introdução
É clara a preocupação das companhias com seus ativos tangíveis, representados através de seus resultados financeiros, capacidade tecnológica, patrimônio, custos com suprimentos, folha de pagamento, entre outros.
A fim de geri-los de maneira satisfatória e garantir a execução daquilo que foi planejado ou daquilo que é esperado pelos stakeholders, muitas empresas lançam mão de ferramentas e processos de gestão que possibilitem obter soluções precisas.
Segundo Rampersad (2006), não basta definir objetivos e estratégias empresariais, se não for possível mobilizar as pessoas para atingi-los. Além disso, se eles não estiverem claros e alinhados ao que cada indivíduo acredita e espera realizar no âmbito organizacional, dificilmente serão atingidos.
É necessário considerar, ainda, a relevância e o impacto do papel dos líderes nesse processo, uma vez que é responsabilidade deles a construção de uma ambição organizacional compartilhada. Mas como empreender esta missão
se o líder não for conhecedor de suas